O assunto de hoje é uma complementação do assunto anterior, onde entraram as notas # como por exemplo: F#, G#, A# e assim por diante.
Bom, resumidamente o que seria uma nota # ?
Uma nota # não é nada mais, nada menos, que uma nota que está meio tom acima da sua original ( exemplo: G e G# ou F e F# ). Com as notas bemóis (b) ocorre o oposto, uma nota b seria uma nota que está meio tom abaixo de sua original ( exemplo : Gb e G ou Bb e B ).
Agora que sabemos o que seria uma nota sustenida e uma nota bemol, vamos ver algo interessante, e BEM básico, que é a mesma posição no braço da guitarra com duas notas diferentes para representá-la.
Vejam a foto acima, ela é a mesma representação do braço, nas mesmas casas, porém a de cima deixa evidente as notas # e a de baixo deixa evidente os b.
Levando em conta a segunda casa da corda E, ela pode ser tanto F# quanto Gb, e isso ocorre com o resto do braço, exceto com as notas fá/dó e mi/si.
Por quê exceto elas ?
Fá e Dó são as notas que vem depois de Mi e Si respectivamente, como essas duas (E/B) tem um intervalo de apenas meio tom até outra nota, elas não possum a variação #, portanto as notas seguintes que seriam F e C não possuirão a variação b.
Com os acordes ocorre o mesmo, vejam o exemplo 1 acima F# e Gb são o mesmo acorde!
Se baseando em tudo isso, notamos que a lição do post anterior da ordem da escala maior (dó,ré,mi,fá,sol,lá,si) se usa também nos acordes.Vejam o exemplo 2, se subirmos o F acorde em um tom, ele passará a ser G, se subirmos mais um será A e assim por diante.
Espero que esta parte tenha ficado clara para quem desconhecia, é um assunto bem simples e meio lógico, mas é interessante saber. Passarei a postar alguma coisa sobre alguns ídolos e raízes do rock e do blues aqui, pra não ficar uma coisa TÃO teórica! Além de informar mais a todos sobre os astros da música.
Dica de música: 'Chuck Berry - Jhonny B Good'
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário